sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CURRÍCULOS DOS CONVIDADOS DO PROSPECTA-2009

JOSÉ FROTA - RN
.
José Frota nasceu em São Paulo em 1965. Deixou a cidade em 1990 e fixou residência em San Francisco, CA. Retornando ao Brasil em 2003 fixou residência em Natal, RN. Cursou um ano de Ciências Sociais na PUC São Paulo e um ano de Geografia na USP. Em 1997, concluiu Bacharelado em Geografia pela University of Berkely, CA. Em 2005, fez especialização em Educação Ambiental pelo SENAC, cuja monografia é uma proposta de se trabalhar a linguagem fotográfica como instrumento de expressão e investigação do indivíduo e sua relação com o entorno. Há três anos vem se dedicando exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento de trabalhos autorais em fotografia. Os rastros como metáfora do tempo e da vida marcam as fotos de José Frota. Selecionado com "Espaços Interiores" na II MOSTRA DO PROGRAMA DE FOTOGRAFIA, do Centro Cultural São Paulo/Galeria Olido. Foi selecionado para Residência no Projeto DENcidade - Funarte Conexões (2008). Participou do XI Salao de Ar tes Visuais da Cidade de Natal (2007-2008); além de exposição individual no Itaú Cultural (2007); e das coletivas Prêmio Porto Seguro (2007); II Bienal de Porto Santo - Portugal (2007). Ganhou os prêmios Porto Seguro de Fotografia na categoria Brasil (2007); de seleção pelo projeto Portfolio Itinerante 2007 do Itaú Cultural; e prêmio aquisição no X Salão de Artes Visuais da Cidade de Natal (2006-2007).
.
CIVONE MEDEIROS - RN
.
Civone é artista performer, curadora, produtora e agitadora cultural e poeta de primeira linha. Sua influência é diretamente atribuída a baluartes da poesia natalense e prefere fazer performances, onde demonstra mais liberdade de expressão poética. Em 2000, Civone promoveu um intercâmbio cultural entre Natal e Viena chamado "A Arte na Esquina do Brasil", o qual surgiu a partir de um texto sobre Guaraci Gabriel. De 97 até 99 foi um período de pré-produção e escolha do elenco de artistas natalenses que iriam fazer uma turnê pela Áustria. Foi uma das integrantes do "Grupo Oxente de Intervenção Ambiental". Atualmente, Civone lançou a coleção Consuma Civone e está na internet com o site Na rede com Civone e o blog Performare, além do blog Virada num traque..
.
DANIELA LABRA - RJ
.
Daniela Labra (Chilena, 1974) é pesquisadora formada em teoria do teatro e pós-graduada em comunicação e artes pela Universidade Complutense de Madri. Desenvolve pesquisa sobre linguagens híbridas no teatro contemporâneo e nas artes visuais (video-instalações). Colabora com o jornal "Capacete Planet", do Rio de Janeiro, e participou do núcleo de estudos em crítica de arte no Centro de Artes Maria Antônia, da USP, sob a coordenação de Lorenzo Mammi. É curadora independente e pesquisadora em Artes Visuais. Mestra em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP, Campinas, São Paulo. Realizou os projetos de curadoria Perambulação - Projetos Sobre Espaço Urbano. 2ª Bienal de Arquitetura de Rotterdam (Rotterdam, Holanda, 2004/2005); Verbo (Galeria Vermelho, São Paulo, 2004/2005);Urban Scapes (Galeria DNA, Berlin, Alemanha, 2006); Juha Nenonen e Miklos Gáal (Centro Mariantonia/USP, SP, 2006); Corpo Ausente/Corpo Presente (Galeria Mauá - Chave Mestra. Rio de Jane iro, RJ, 2006) e Fabulosas Desordens (Centro Cultural da Caixa, Rio de Janeiro, 2007). Participa do Conselho Editoral da revista de crítica de arte Número e também do projeto multimídia independente A Revolução Não Será Televisionada.
.
EDUARDO VERDERAME - SP
.
É cofundador e membro do Coletivo EIA - Experiência Imersiva Ambiental e do Coletivo Esqueleto Coltivo, ambos em atuação em São Paulo e no Brasil. Formado pela Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Como trabalhos individuais participou da II Mostra do Programa de Exposições 2008, Centro Cultural São Paulo. criou a exposição O Fogo do Esquecimento, Casa das Caldeiras, São Paulo. O Primeiro e o Último Vôo, Galeria Favo, São Paulo entre outros. O EIA, Experiência Imersiva Ambiental é hoje um dos coletivos mais artivistas de São Paulo. Desde 2004 o grupo realiza a Semana Imersão na qual artistas de todo o Brasil atuam presencialmente ou não em várias áreas da cidade que são mapeadas pelo grupo. Em 2005 o EIA realizou o SPLAC 2005 - salão independente que usou a ironia para fazer de atos de desobediência civil, arte e cidadania dada a urgência do abuso da publicidade imobiliária no espaço público o co letivo se mobilizou para realizar um ato que surpreendesse a sociedade e as entidades privadas desse setor com relação a tais práticas abusivas.Em março de 2006, o EIA incluiu-se nas dinâmicas dos coletivos em prol da ocupação Prestes Maia, contrários ao despejo das quase 2000 pessoas que lá moravam. O EIA organizou o Baile dos Espantalhos e incendiou de alegria o evento promovido em resistência à decisão judicial. Do Prestes Maia, o EIA também saiu fortalecido como coletivo e iniciou a intensa produção de um novo projeto. O evento foi batizado de Interrogacidade e foi realizado na segunda Virada Cultural em maio de 2006, por meio de um convite do Centro Cultural São Paulo e da Secretaria da Cultura do município. O EIA iniciou 2008 com a convicção de que era necessário repensar o formato de imergir na cidade. Seguir com a mesma dinâmica seria uma clara cristalização de formato, que se cega às potencialidades do encontro criativo entre coletivos e comunidades que dão ao espaço público direções, essências e atribuições que de fato respeitam o presente como espaço de liberdade e reconf igurações inesgotáveis. A opção por se fazer um JOGO surge da percepção de que o mais rico do EIA é a convivência entre pessoas de diversas cidades brasileiras, com as mais variadas trajetórias artísticas, políticas, amorosas e territoriais.
.
HENRIQUE JOSÉ - RN
.
Repórter Fotográfico, artista multimedia, graduado no Curso Superior de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do CEFET/RN; desenvolve várias atividades de educação popular, fotografia e vídeo no Terceiro Setor, é sócio/fundador da ONG ZooN Fotografia, que é uma ONG que tem como motivação a promoção de imagens artísticas e fotojornalísticas, de grupos e de pessoas. Constituída de profissionais experientes, e existe ha mais de dez anos. Henrique ministra diversos cursos e oficinas de fotografia. Foi um dos premiados no II Salão Abraham Palatink.
.
JEFFERSON FERNANDES - RN
.
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Pesquisa a fotografia como mediador do processo ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual, tendo como principal interlocutor o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC).É professor do Departamento de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Artes Cênicas da UFRN. Orienta trabalhos em torno do Ensino de Artes, dando ênfase à Fotografia e ao Teatro, vinculados à inclusão escolar.
.
FLÁVIA VIVACQUA
.
Nascida em São Paulo no ano de 1975, mora e trabalha a partir de São Paulo, Brasil. Artista, curadora e educadora, iniciou seu mestrado em Artes Visuais pela UNICAMP e é formada em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Teve como primeira formação as Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena, Teatro Escola Macunaima e Scuola Internazionale Dell’attore Commico, na Itália, especializando-se em Teatro de Rua e Mascaras. De 1989 a 1998 realiza trabalhos como atriz e direção teatral. De 1998 a 2002, trabalhou na Rede Municipal de Ensino, pela periferia de São Paulo. Em 2002 iniciou o levantamento de coletivos de arte atuantes no Brasil. Em 2003 tem como iniciativa o CORO - Coletivos em Rede e Organizações (http://www.corocoltivo.org/), agregando uma rede de coletivos de arte e outros diferentes profissionais pelo Brasil. É integrante do coletivo Elefante (http://elefante0.zip.net/). Idealizadora, Curadora e articuladora de diversas iniciativas como o 48horas em 2002, ReverberAções 2004 e 2006, Encontro de Coletivos Chave Mestra(RJ) - 2004, Coletivações – 2005 (projeto de intercambio/Brasil e França), seminário RITMOS DA URGENCIA (Prêmio Cultura e Pensamento 2006), entre outros. Desde 2005 vem realizando palestras e debates sobre arte, cultura e processos coletivos de trabalho e criação. Gerenciou a Galeria Favo em 2005 e 2006, onde realizou curadorias como ECO-LÓGICA. Em 2007 cria a Nexo Cultural para agenciamento e acompanhamento de processos criativos, consultoria e desenvolvimento de projetos culturais, educativos e ecologicos. Integra o Conselho do ‘Interações Florestais’ (http://www.terrauna.org.br/), criando, desenvolvendo e coordenando a Residência Artística na ecovila Terra UNA (Prêmio Conexões 2007). Em 2008, realiza o Educação Gaia - Design em Sustentabilidade, pela UMA PAZ e Globo Ecovillage NetworK, especializando-se em design e assentamentos humanos sustentáveis. Desde 1998 vem realizando exposições de suas performances, intervenções, instalações e fotografias em diversas cidades Brasileiras e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário